Jorge Delnero nasceu em Atibaia, estado de São Paulo - Brasil.
Estudou Educação Física na UNG (Universidade de Guarulhos), credênciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), atua como professor de tênis desde 1996.Lecionou desde então em clubes, academias, hotéis e condôminios de Atibaia e região.
A partir de 2001 começou a promover torneios, clínicas de tênis nacionais e internacionais, encontros de jogadores, encontros de treinadores, cursos, projetos sociais e intercâmbios.
Em 2002 inaugurou a Academia Delnero Tênis.
Durante os últimos 13 anos tem participado de diversos cursos, encontros, intercâmbios, workshops, congressos nacionais e internacionais para treinadores de tênis.
Em 2008 foi convidado para lecionar no Clube "A Hebraica" de São Paulo.
A partir de 2009 assumiu a coordenação do depto. de tênis da Hebraica, se desligando do cargo em janeiro de 2012 para realizar outros projetos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.
A 14ª edição da Conferência foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2012 em Santa Cruz de La Sierra - Bolivia. Evento organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sulamericana de Tênis (COSAT) e da Federação Boliviana de Tênis (FBT), e teve como objetivo reunir os melhores profissionais do mundo na área do ensino e da ciência esportiva para apresentar o mais atualizado conteudo relacionado com o treinamento de jogadores de alto rendimento assim como de nível iniciante e recreativo.
17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011
Representei o Brasil com um seleto grupo de treinadores na 17ª Conferência Mundial para Treinadores de Tênis realizado entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011 em Marsa Alam - Egito. O evento reuniu os maiores especialistas do ensino, além de grandes nomes do tênis. A Conferencia Mundial é um dos mais importantes eventos de capacitação e atualização que um profissional do ensino do tênis pode participar. Estavam presentes mais de 500 treinadores de mais de 80 paises. O tema do encontro deste ano foi o "Desenvolvimento dos Tenistas de Alto Rendimento ao Longo dos Anos".
Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009

De 12 a 23 de Julho de 2009, foi realizado em Israel, a 18º Macabíada Mundial. Durante 12 dias de competições, Israel se transformou na capital do esporte da comunidade judaica, reunindo cerca de 6000 atletas com mais de 60 países participantes. Tive o privilégio de participar do segundo maior evento esportivo do mundo como técnico da equipe brasileira de tênis, que contou com a presença de 16 jogadores. Aproveito para agradecer o diretor Charles Vasserman pelo convite e a confiança para ser o técnico da equipe brasileira.
domingo, 4 de abril de 2010
Artigos
Enfim meu blog esta no ar, e a partir de agora espero poder ajudar e contribuir expondo meus conceitos, minha filosofia de trabalho, metodologias e pedagogias de ensino.
Estava pensando qual seria o tema para inaugurar a sessão de artigos, já que o tênis abrange os mais variados aspectos relacionados a técnica, fisica, tática e mental.
Quero comentar sobre um tema que muitas vezes não damos sua devida importância, seja por não saber como realizá-la, seja por motivos de indisciplina ou até mesmo por não ter a consciência de que é muito importante fazer e fazer bem e na minha opinião é a mais importante numa sessão de treinamento ou antecedendo a um jogo, o AQUECIMENTO.
Aquecimento - Qual a sua importância?
- O aquecimento é a parte da sessão que prepara o jogador para o treinamento, portanto é a mais importante, pois a qualidade do treinamento depende de um bom aquecimento. Caso contrário, o treinamento fica comprometido e aí o porquê de sua ineficácia.
- O aquecimento pode ser físico, técnico e mental.
- Acredito que o bom aquecimento é aquele que já prepara o jogador para o jogo "colocar o jogador numa outra dimensão", fisicamente, técnicamente e mentalmente para a situação de jogo.
Princípios para um bom aquecimento.
– O jogador deve aquecer durante 10 a 20 minutos para entrar em calor, ampliar movimentos, alongar, concentrar, etc. O aquecimento físico é, antes de mais nada, uma preparação do corpo para suportar as cargas exigentes do treino. Este trabalho deve-se tornar “ROTINEIRO” já que servirá para colocar mentalmente o jogador no clima do treinamento, além de evitar problemas de lesões.
– Os exercícios devem partir de um trabalho corporal geral para um trabalho mais específico, relacionado com os movimentos do tênis em termos de golpes e deslocamentos.
– O aquecimento técnico é talvez um dos maiores segredos dos grandes jogadores. É a hora em que os jogadores colocam na sua "mochila" os acessórios e equipamentos necessários de sobrevivencia na "selva" e que normalmente são os primeiros a perder-se, ou seja, na hora do jogo a técnica se perde.
– Fazer com que o jogador transceda que ele vá para uma outra dimensão é treinar a soltar a respiração, técnica milenar muito utilizada para meditação, sempre comento nas aulas e palestras que jogar tênis também é uma forma de meditar. Treinar a soltar o ar faz com que o jogador oxigene o cérebro e a consequência disso é estimular que ele tenha mais idéias e seja criativo, e o jogador de tênis precisa ter idéias.
Respiração é a forma de organizar o coração, consequentemente organiza os batimentos cardíacos.
Quando aquecemos soltando o oxigênio durante a batida é sempre um ótimo exercício, principalmente antecedendo ao jogo de um torneio, é natural que nessas situações os jogadores fiquem tensos e não joguem relaxados.
Um homem, quando fica tenso, perde uns 30% de sua sensibilidade, vê menos, ouve menos, sente menos (tato), perde lucidez, tudo parece acontecer rápido demais. A musculatura enrijece, perde ritmo, mobilidade, conforto e coordenação, fica mais ofegante, cansado e desesperado. Tudo isso o jogador perde ao ficar nervoso diante de uma situação de tensão.
Isso lembra um jogo de tênis?
Quando soltamos o oxigênio para bater a bola estamos sempre oxigenando o nosso corpo, consequentemente teremos uma batida mais relaxada e agradavel. Quando soltamos o ar estamos expirando e quando puxamos o ar estamos inspirando, aí a palavra "inspirar" quer dizer estou "inspirado", decido, me organizo e depois solto o golpe, já está tudo programado.
Portanto saber fazer um bom aquecimento para uma sessão de treinamento ou principalmente para um jogo, é fundamental para ser eficaz, tanto na área fisica, técnica e mental. O ideal é que com o tempo o jogador consiga aquecer utilizando as três áreas juntas sempre trabalhando a respiração para organizar os batimentos cardíacos, baixar a ansiedade do jogo e estimular a ter boas idéias.
Parabens Jorge. Amei sua matéria, como sempre bem didática.Sucesso
ResponderExcluirLiane K.Portela
Que bacana! Não havia pensado nesse sentido, muito interessante.
ResponderExcluirParabens
Luis C. Oliveira
jorge
ResponderExcluircontinue postando as dicas de como melhorar nosso treino e jogos, adorei sobre a respiracao e melhora da performance.
outra ideia de materia seria a parte de nutricao e dicas de bons livros sobre tenis
um grande abraço,
silvia kaminsky