Jorge Delnero nasceu em Atibaia, estado de São Paulo - Brasil.

Estudou Educação Física na UNG (Universidade de Guarulhos), credênciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), atua como professor de tênis desde 1996.

Lecionou desde então em clubes, academias, hotéis e condôminios de Atibaia e região.

A partir de 2001 começou a promover torneios, clínicas de tênis nacionais e internacionais, encontros de jogadores, encontros de treinadores, cursos, projetos sociais e intercâmbios.

Em 2002 inaugurou a Academia Delnero Tênis.

Durante os últimos 13 anos tem participado de diversos cursos, encontros, intercâmbios, workshops, congressos nacionais e internacionais para treinadores de tênis.

Em 2008 foi convidado para lecionar no Clube "A Hebraica" de São Paulo.

A partir de 2009 assumiu a coordenação do depto. de tênis da Hebraica, se desligando do cargo em janeiro de 2012 para realizar outros projetos.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.

14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.
A 14ª edição da Conferência foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2012 em Santa Cruz de La Sierra - Bolivia. Evento organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sulamericana de Tênis (COSAT) e da Federação Boliviana de Tênis (FBT), e teve como objetivo reunir os melhores profissionais do mundo na área do ensino e da ciência esportiva para apresentar o mais atualizado conteudo relacionado com o treinamento de jogadores de alto rendimento assim como de nível iniciante e recreativo.

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011
Representei o Brasil com um seleto grupo de treinadores na 17ª Conferência Mundial para Treinadores de Tênis realizado entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011 em Marsa Alam - Egito. O evento reuniu os maiores especialistas do ensino, além de grandes nomes do tênis. A Conferencia Mundial é um dos mais importantes eventos de capacitação e atualização que um profissional do ensino do tênis pode participar. Estavam presentes mais de 500 treinadores de mais de 80 paises. O tema do encontro deste ano foi o "Desenvolvimento dos Tenistas de Alto Rendimento ao Longo dos Anos".

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009
De 12 a 23 de Julho de 2009, foi realizado em Israel, a 18º Macabíada Mundial. Durante 12 dias de competições, Israel se transformou na capital do esporte da comunidade judaica, reunindo cerca de 6000 atletas com mais de 60 países participantes. Tive o privilégio de participar do segundo maior evento esportivo do mundo como técnico da equipe brasileira de tênis, que contou com a presença de 16 jogadores. Aproveito para agradecer o diretor Charles Vasserman pelo convite e a confiança para ser o técnico da equipe brasileira.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aspectos Gerais do Ensino Moderno

Neste post quero apresentar de forma geral o conteúdo que apresentei no 1° Simpósio Interno para Professores de Tênis na Hebraica em dezembro de 2010.
Achei importante abordar os Aspectos Gerais do Ensino Moderno aos professores porque são ferramentas que podemos utilizar diariamente quando entramos na quadra para ensinar tênis. São aspectos que nos direcionam e orientam facilitando o processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno ou jogador de tênis.

Seguem os principais pontos que os professores e treinadores devem estar atentos:

- Respeitar as fases (Etapas do Tênis)
  • Iniciação
  • Instrução
  • Desenvolvimento
  • Rendimento
  • Alto Rendimento
- Formas de Treino
  • Lançamento com cesto = bola mais previsível - situação mais fechada.
  • A base de troca de bola = bola menos previsível - situação semi-aberta.
  • A base de jogo = bola imprevisível - situação completamente aberta.
- Desenvolvimento dos controles técnicos
  • Regularidade
  • Direcionamento
  • Profundidade = longa e curta
  • Altura = alta para se defender - baixa para atacar
  • Intensidade = importante bastante intensidade, importante pouca intensidade
  • Efeitos
  • Precisão = alto rendimento
- Podemos lançar bolas para:
  • Testar
  • Treinar
  • Aperfeiçoar
  • Melhorar a técnica
  • Criar situações de jogo
- Sempre treinar as fases do jogo
  • Saque
  • Devolução
  • Jogo de rede
  • Jogo do passador
  • Jogo de fundo de quadra
- Na melhora técnica abordar sempre o lado positivo como:
Exemplo: Vamos "melhorar" sua direita
                         e não
               Vamos "corrigir" sua direita
  • Porque não existe um movimento errado e sim a melhorar um movimento.
- Fases do movimento
  • Fase 1 do golpe: Tudo que acontece do "split" até o bater a bola - antes de bater a bola.
  • Fase 2 do golpe: Tudo que acontece do bater a bola até o "split" - depois de bater a bola.
- Quando trabalhar a técnica...
  • Trabalhar uma coisa de cada vez
  • Procurar dividir as fases do movimento
  • Segurar a ansiedade do professor de querer melhorar muitas coisas de uma vez
  • Usar o método "sandwuish" - elogiar, dar alguma dica, e depois elogiar (dizer que é capaz de fazer) "abraçar o aluno" 
- Motivação = motivar o aluno é dar algum motivo
Exemplos: Vamos lá, é isso, você consegue...
                Vai a rede porque você vai ganhar muitos pontos, vai dificultar o adversário!

- Comunicação
  • Verbal - falar,  perguntar, escutar, incentivar, dar feedback e receber feedback.
  • Não verbal - expressão facial, gestos, postura corporal, roupa e aparência, movimentos do corpo e situação espacial.
- Comunicação Verbal = 7%
- Comunicação Paralinguistica = 38%
- Comunicação Corporal = 55%
  • Comunicação não verbal - pode-se considerar 93% de toda informação transmitida.
- Objetivos dos exercícios
  • Aprendizagem - Melhora - Estabilização 
Estabelecer -  objetivo técnico, tático e mental
Estabilizar - praticar

- Exercícios Técnicos
  •  Aprender um golpe básico
  • Golpe especial
  • Golpe com efeito
  • Melhorar movimentação (jogo de pernas)
  • Gesto da rebatida
  • Mais potência
- Exercícios Táticos
  • Aprender o uso tático de um golpe
  • Planificar a estratégia de um golpe
  • Planificar a estratégia de uma partida
  • Padrões de jogo
  • Análise de jogo
  • Situações de jogo
- Uma das coisas mais importantes no jogo de tênis é você entender o jogo de tênis.

- Lembre-se:
  •  O objetivo não é fazer um jogador de alto rendimento, mas fazer com que todos alcancem seu limite máximo.
  • Estimular a criatividade
  • Criar situações de jogo no treino
- Exercícios Psicológicos
  •  Aprender a lidar com as emoções que o jogo oferece
  • O jogo não tem hora para acabar, portanto saber jogar um jogo longo
  • Aprender a jogar sob pressão
  • Criar exercícios com pressão
  • Procurar criar tensão
  • O jogo tem tensão!
  • Quando você cria tensão, você vive a realidade
  • Treinar com desafios entre os alunos, isso é uma tensão
  • O professor precisa desafiar os alunos para criar jogo (tensão).
- Informação
  • 20% de todos os  pontos do jogo  os jogadores estão sob pressão, e 80% desses 20% são decisivos numa partida. Portanto temos que treinar mais esses 20% de pressão.
- Lembre-se:
  • O aluno ou jogador precisa aprender a conhecer os objetivos dos exercícios.
  • Parar de treinar não só quando o rendimento é baixo, mas quando é alto também.
  • O professor vê que um jogador melhorou um golpe, quando o jogador joga.
- Importante:
  • Sempre ter uma forma de jogo para o que se treinou.
  • Só na forma de jogo é que vamos ver se o aluno melhorou.
- Lembre-se:
  • O professor tem que tirar proveito dos exercícios.
  • Tem que tirar informações no momento em que passa um "drill".
  • Tirando informações ele poderá comparar daqui algum tempo.
  • Quando o professor entra para dar um "drill', ele precisa saber o que quer que o aluno melhore.
  • Depois de que maneira elaborar o exercício para dar dinâmismo no treino.
  • Procurar ter estatísticas sobre o treino que esta dando, e não só soltar e soltar bolas.
- Importante:
Perguntas antes de começar um exercício
  1. O que vou treinar?
  2. Como vou treinar?
- Alvos
  • Importante para definir uma área e não para acertar.
  • O alvo torna os alunos mais concentrados.
  • Importante para eliminar a rede.
  • Quando jogar ou treinar é sempre importante ter um alvo em mente.
- Importante 
O professor precisa identificar como o aluno aprende melhor:
  • Cinestésico - sentiu? percebeu? esta fácil?
  • Visual - demonstrar, da uma olhada como é!, levar em torneios,mostrar fotos
  • Auditivo - Entendeu? me explica? Como é?
- Como se aprende mais?
  1. Demo visual - 83%
  2. Auditiva verbal - 11%
  3. Cinestésico - 6%
- Tênis é um jogo de antecipação
  • Tênis é um jogo muito rápido
  • A bola chega a mais de 90km
  • A bola atravessa a quadra em menos de 1 segundo
  • O jogador tem que tomar decisões em um tempo muito curto
  • Melhorar as habilidades de antecipação
  • Antecipar é programar nossas tendências
- Conclusões:
  •  A grande arte do tenista é saber construir tempo!
  1. Para estar posicionado antes do adversário bater a bola
  2. Para bater a bola antes do adversário parar
  • Usar métodos modernos, não da para usar métodos de 15 anos atrás
  • A maior falha do tênis moderno nos juvenis é a falta da capacidade tática, porque não são treinados!
  • Coordenação é o ponto forte do tênis
  • Treinar com complexidade
  • Tudo se baseia em precisão e não em força
  • Devolução de saque hoje é o mais importante do tênis, se quiser quebrar o saque, tem que quebrar com a devolução!
  • Devolução é diferente dos golpes normais
  • Passador e devolução tem conexão, porque ambos são feitos sob pressão, precisa de capacidade de antecipação e movimentação de pernas.
  • Na metodologia moderna se ensina como reagir a cada situação e não a técnica
  • Antes bater bem, hoje o que importa é fazer com que a bola vá no lugar certo
  • Todas as bolas tem que ser batidas com alguma intenção, mesmo nos aquecimentos
  • Os treinamentos tem que ter situações diferentes para os alunos aprenderem a se adaptarem
  • Não existe uma técnica ideal
  • Um bom professor de tênis cria problemas para os alunos, assim eles aprendem a resolver as situações complicadas (de conflito) e encontram as soluções.
Quero encerrar essa apresentação com uma frase do amigo e mestre Daniel Rosenbaum que resume bem o ideal em termos de harmonia entre jogador, treinador e treinamento.

"Vitórias no esporte são provenientes de bons jogadores, bons treinadores e bons treinamentos. Todos merecem um bom professor" Daniel Rosenbaum

Espero poder ter contribuido, nos próximos posts quero abordar temas mais específicos citados na apresentação. 

Forte abraço a todos e obrigado!
Jorge Delnero.

11 comentários:

  1. Obrigado Jorge e parabéns pela iniciativa.

    Um abraço

    Eche

    Eduardo P. Eche
    HEAD COACH
    E.C.P

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Jorge.
    Comecei com um tb sobre ortopedia e medicina esportiva, e estou falando um pouco do simpósio de tênis onde estou, junto com o ATP de San Jose.
    Se quiser seguir e recomendar, será um prazer compartilhar o blog e outras informações.
    http://docroger.blogspot.com/
    Abraço forte

    Dr. Rogerio Teixeira da Silva
    Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP
    Coordenador do NEO - Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia
    Diretor da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da SBOT

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge, tudo bem?

    Recebi o seu e-mail e gostei muito do conteúdo, detalhes que durante a minha vida como técnico, em vários cursos que participei, tanto aqui no Brasil como no exterior, nunca foram abrangidos.

    Obrigado e agadeço.

    Olzemir Fernandes, coordenador técnico da equipe Tênis Mania, que treina na academia Delta Tênis, na Zona Norte de São Paulo, no bairro de Casa Verde.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Jorge,

    Esta palestra foi aberta para outros professores ? ou só para os professores do Hebraica ?

    No próximo se eu pode participar fico gratos. Parabéns

    Prof.Carlos

    ResponderExcluir
  5. Jorge.

    Tudo bem

    Vi seu e-mail....e gostaria de ser informado quando tiver esses Simpósios que voce mandasse a divulgação para eu poder participar. Quero
    aprender e evoluir. Conto com as suas informacoes se voce puder. Obrigado. Grande abraco.

    Eric Gomes.

    ResponderExcluir
  6. Jorge:

    Tenho acompanhado seu blog. Parabéns pelo seu trabalho. Sou professor também, trabalhei em sp com Kirmayr e Daniel na Capacitação e atualmente moro em Piedade, interior de SP.
    Acho fundamental a divulgação dos trabalhos realizados e informações sobre os cursos.

    Escrevo um blog durante o intervalo das aulas, para praticar a escrita. De uma clicada e me de um retorno:
    www.fstennis.blogspot.com

    Espero que a difusão de boas idéias no tênis continue
    Abraço
    Felipe Santos

    ResponderExcluir
  7. Hola amigo, ¿cómo estás?

    Felicito por el contenido que aparece en su blog, los temas son muy actuales. Ya refuerzo para que sepa las instalaciones del club de tenis Rosario.
    Abrazo amigo brasileño.

    Martin S.

    ResponderExcluir
  8. Hola Jorge

    Gracias por enviarnos su dirección de blog. Me gustó mucho el material de su presentación ...
    Espero que puedas venir a Ecuador.

    Felicitaciones

    Javier

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Jorge!
    Você é um dos poucos Técnicos no Brasil que possui esta Filosofia Descentralizadora: "Informação é para ser repassada e discutida, não para ser guardada".
    Obrigado.
    Ludgero Braga Neto

    ResponderExcluir
  10. Jorge
    Parabéns pelo blog!Está sendo um grande prazer trabalhar pelo ECP no Hebraica principalmente pela troca de informações e experiências entre jogadores e técnicos.
    Forte abraço,
    Ronald Castelli.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!!!

    Sou privilégiado pq participei...

    forte abraços e SUCESSO

    ResponderExcluir