Na área esportiva, nosso caso o "Jogo de Tênis", a psicologia tornou-se extremamente necessária para dar suporte aos atletas, oferecendo ferramentas importantes para que possam suportar a "pressão" que o jogo exerce e diria até que, de forma geral, as exigências e necessidades "rotineiras" para se destacar e ter sucesso como jogador, claro que isso em níveis de rendimento e alto rendimento, mas também em nível amador (dentro das proporções) como a disciplina, dedicação, seriedade, compromisso, atitude, força de vontade, alegria, prazer, etc.
Particularmente percebo que durante anos praticando tênis como jogador e posteriormente como professor e treinador, posso assegurar que o tênis e a vida caminham lado a lado e que a prática rotineira de se "jogar tênis" é sem dúvida um excelente mecanismo para o nosso crescimento pessoal.
Certamente praticar tênis leva o indivíduo a aprender os "valores do esporte", além claro de gerar consciência destes valores para transportá-los para o seu dia a dia e com tudo, poder aplicar em outras áreas da vida.
O jogo de tênis cria inúmeras situações que nos permitem aprender e vivenciar lições sobre os comportamentos desejáveis e indesejáveis para o resto da vida.
Aprendemos aspectos morais e educativos que irão contribuir para o desenvolvimento positivo do indivíduo e da sociedade.
Praticar tênis beneficia os aspectos físico, social, psicológico e emocional.
No aspecto dos benefícios físicos destaco o desenvolvimento a resistência cardiovascular assim como a anaeróbica e muscular, ajuda e muito a queimar calorias (um dos esportes praticados com bola que mais queima calorias) e favorece a saúde integral e a qualidade de vida.
No aspecto dos benefícios sociais destacaria o desenvolvimento de um grupo de pertencimento, estimula a atividade familiar e por último digo que tênis é um idioma universal, ou seja, aonde quer que você esteja (em qualquer parte do planeta) tênis é jogado da mesma maneira (regras).
No aspecto dos benefícios psicológicos o jogo de tênis ensina a enfrentar as adversidades, ensina a gerenciar os erros, desenvolve o pensamento estratégico, ensina a competir e propõe o estabelecimento de objetivos.
No aspecto dos benefícios emocionais o tênis desenvolve a coragem e a confiança, desenvolve a força de vontade e produz alegria e diversão ao praticá-lo.
Certamente podemos perceber que ao praticar e jogar tênis podemos desenvolver todos os aspectos citados anteriormente e isso demonstra claramente que podemos usá-los em outras áreas de nossas vidas, o que seguramente ajudarão a nos transformar em um indivíduo diferenciado e de sucesso.
Enfim nestes últimos 10 anos tenho participado de inúmeros cursos, simpósios, workshops, conferências tanto em nível nacional como também internacional específico para treinadores de tênis. Participo também de cursos de gestão e de liderança pois seguramente são áreas que me ajudam a crescer profissionalmente como também evoluir na área pessoal.
Nestes eventos tive o privilégio e oportunidade de conhecer grandes especialistas, cientistas e estudiosos do tênis de varias partes do mundo e cada vez mais esses "lideres" responsáveis por desenvolverem os métodos de ensino e de treinamentos modernos e atuais estão se voltando cada vez mais para os aspectos táticos e mentais do jogo de tênis.
Se refletirmos no âmbito do tênis amador é fácil perceber que é muito mais atraente aprender tênis "jogando" do que "não jogando em filas".
Aprender jogando é estimulante pois é imprevisível (a bola sempre vem de forma diferente), há pressão, tem regras, é divertido, dinâmico, sempre é um teste, etc.
Aprender em filas é chato, não tem jogo, é previsível, não tem regras (talvez a única regra seja o de aprender o golpe), não é divertido pois demora para se aprender a jogar e passa longe de ser dinâmico.
Se refletirmos no âmbito do tênis profissional fica fácil perceber quem são os "jogadores" de destaque no cenário mundial, penso que uma minoria se destaca dos demais por saberem "jogar" o jogo, são extremamente fortes fisicamente, mas penso que a maioria também são fortes fisicamente.
Mas então porque uma minoria se destaca?
Ao meu ver é simples perceber que a minoria que se destaca no tênis mundial tem algo que a grande maioria não as tem! O conhecimento tático e o equilíbrio emocional!
Por entender e conhecer como funciona o jogo de tênis não se deixam abater e muito menos não se desequilibram emocionalmente nas dificuldades do jogo, sabem que o jogo de tênis é um jogo longo e que tudo pode acontecer.
Portanto diria que há dois grupos de tenistas no cenário mundial (profissional) os "jogadores" (inteligentes taticamente e equilibrados mentalmente) e os "batedores" (fortes fisicamente mas não sabem combinar os golpes).
Claro que todo esse comentário é uma reflexão de forma geral e superficial, pois esses temas abrem uma discussão muito mais profunda técnicamente do assunto entre professores e treinadores.
Comento sempre que tênis não é um aprendizado de golpes, mas sim de um jogo!
Portanto, treinar através de jogos aproximamos da realidade e necessidades do jogo, elevamos o nível de concentração e atenção, estimulamos a elaboração e fixação de objetivos e metas, além de ser muito mais divertido praticar tênis "jogando"!
Agora pergunto:
Depois desta breve "reflexão" ainda resta dúvida que jogar tênis é "saudável" para se desenvolver como atleta e ser humano???
Bora jogar tênis pessoal!!!
excelente texto jorge!!!parabéns...
ResponderExcluirvou compartilhar para que os amigos que estão pensando em começar a praticar se animem ainda mais!!!
gde abraço
Legal Diogo,compartilhe mesmo...
ResponderExcluirO objetivo é ver o maior número de pessoas praticando esse maravilhoso esporte!
Forte abs.
Grande Mestre Delnero! Muito legal, como sempre seus textos! Saudades , grande abraço Claudio
ResponderExcluirMuito pertinente sua postagem Jorge! Transitamos entre a vida pessoal e profissional com nossos valores e crenças mas por vezes deixamos aprendizados retidos em poucos contextos ou ainda contextos inuteis. O auto-desenvolvimento faz o ser humano para por alguns instantes e olhar para si mesmo, suas origens e sua essência, sendo o tenis um grande esporte e ferramenta para o equilibrio, flexibilidade, comprometimento entre tantos recursos! Parabéns!
ResponderExcluirHola mi amigo,
ResponderExcluirFelicito por ese muy buen contenido, voy a compartir con mis profesores y padres de mi academia aca en Ecuador.
Gran abrazo!
Juan