Jorge Delnero nasceu em Atibaia, estado de São Paulo - Brasil.

Estudou Educação Física na UNG (Universidade de Guarulhos), credênciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), atua como professor de tênis desde 1996.

Lecionou desde então em clubes, academias, hotéis e condôminios de Atibaia e região.

A partir de 2001 começou a promover torneios, clínicas de tênis nacionais e internacionais, encontros de jogadores, encontros de treinadores, cursos, projetos sociais e intercâmbios.

Em 2002 inaugurou a Academia Delnero Tênis.

Durante os últimos 13 anos tem participado de diversos cursos, encontros, intercâmbios, workshops, congressos nacionais e internacionais para treinadores de tênis.

Em 2008 foi convidado para lecionar no Clube "A Hebraica" de São Paulo.

A partir de 2009 assumiu a coordenação do depto. de tênis da Hebraica, se desligando do cargo em janeiro de 2012 para realizar outros projetos.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.

14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.
A 14ª edição da Conferência foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2012 em Santa Cruz de La Sierra - Bolivia. Evento organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sulamericana de Tênis (COSAT) e da Federação Boliviana de Tênis (FBT), e teve como objetivo reunir os melhores profissionais do mundo na área do ensino e da ciência esportiva para apresentar o mais atualizado conteudo relacionado com o treinamento de jogadores de alto rendimento assim como de nível iniciante e recreativo.

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011
Representei o Brasil com um seleto grupo de treinadores na 17ª Conferência Mundial para Treinadores de Tênis realizado entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011 em Marsa Alam - Egito. O evento reuniu os maiores especialistas do ensino, além de grandes nomes do tênis. A Conferencia Mundial é um dos mais importantes eventos de capacitação e atualização que um profissional do ensino do tênis pode participar. Estavam presentes mais de 500 treinadores de mais de 80 paises. O tema do encontro deste ano foi o "Desenvolvimento dos Tenistas de Alto Rendimento ao Longo dos Anos".

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009
De 12 a 23 de Julho de 2009, foi realizado em Israel, a 18º Macabíada Mundial. Durante 12 dias de competições, Israel se transformou na capital do esporte da comunidade judaica, reunindo cerca de 6000 atletas com mais de 60 países participantes. Tive o privilégio de participar do segundo maior evento esportivo do mundo como técnico da equipe brasileira de tênis, que contou com a presença de 16 jogadores. Aproveito para agradecer o diretor Charles Vasserman pelo convite e a confiança para ser o técnico da equipe brasileira.

domingo, 19 de maio de 2013

ROLAND GARROS E SUA INTERMINÁVEL HISTÓRIA (PARTE 1)


Roland Garros, ou simplesmente Aberto da França, é considerado o torneio de tênis mais charmoso do mundo.
Considerado o maior torneio de tênis no piso de saibro, Roland Garros é um dos quatro torneios do Grand Slam, juntamente com o Aberto da Austrália, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos.
O Aberto da França é realizado em Paris – França e tem seu nome em homenagem ao aviador francês Roland Garros, pioneiro da aviação. 


 

Inicialmente, o torneio era um "Campeonato da França", cuja primeira edição foi organizada em 1891 com apenas cinco participantes. Na época, apenas o torneio de simples masculino era disputado e reservado exclusivamente para membros dos clubes franceses, o torneio de simples feminino foi adicionado ao evento somente 6 anos mais tarde em 1897. 


O início

Em 1925, a Federação Francesa de Tênis decidiu abrir o torneio possibilitando a participação dos melhores tenistas estrangeiros, desta forma o torneio passou a se chamar “Internationaux de France” (Aberto da França) e a sua realização e organização aconteceu nas quadras do “Estádio Francês” em 1925 e 1927, e em 1926 foi organizado no "Racing Club de France", respectivamente clubes históricos no meio esportivo parisiense e nacional.

O ano de 1927 foi um marco para o tênis francês, com a lendária equipe dos “quatro mosqueteiros franceses” composta por Jacques "Toto" Brugnon, Jean Borotra, Henri Cochet e René Lacoste que foram os responsáveis pela primeira conquista da França na Copa Davis, derrotando por 3 a 2 em solo americano a equipe dos Estados Unidos composta por Frank Hunter, Bill Johnston e William T. Tilden. 


“Os quatro mosqueteiros franceses”

Com a conquista do título da Copa Davis de 1927, os franceses teriam então de defender o título no ano seguinte, como era descrito no regulamento da época, mas a Federação Francesa sabia que não existia um local em Paris capaz de receber os milhares de fãs que certamente prestigiariam o evento.

Obviamente surgiu a ideia de construir um novo estádio para receber a tão esperada revanche do ano seguinte (1928) contra a equipe americana, desta forma, a construção do novo estádio possibilitaria atender todas as exigencias decorrentes de um grande evento esportivo como é considerado a disputa da Copa Davis, e foi assim que a Prefeitura de Paris contribuiu com o dinheiro e o Estádio da França cedeu um terreno de três hectares, pelo prazo de 99 anos, na periferia da cidade, no bairro de Porte d`Auteuil.

A única condição para a oferta das terras era de que o novo estádio levasse o nome de um dos seus mais renomados membros do tão tradicional clube, o aviador Roland Garros, morto em 1918 num combate aéreo durante a Primeira Guerra Mundial. 


Aviador francês Roland Garros

O novo “Estádio Roland Garros” foi inaugurado em 1928 numa partida feminina entre uma francesa e uma inglesa e dois dias depois com o início do Aberto da França “Roland Garros”. 

No mês seguinte foi a vez da equipe francesa assumir o espetáculo no novo estádio, quando receberam a equipe norte americana para a grande revanche da disputa da Copa Davis, a equipe francesa composta pelos “quatro mosqueteiros” sagraram-se campeões vencendo os americanos por 4 a 1, retendo o título da Copa Davis, num domíno que se manteria até 1932.  


Breve a continuação da história do mais charmoso torneio de tênis "Roland Garros",

Obrigado e abraço a todos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário