A conferência que teve como tema "O Desenvolvimento a Longo Prazo de Um Jogador de Alto Rendimento" foi dividida em quatro partes a respeito do desenvolvimento dos jogadores:
- Jogadores até 10 anos (fase de crescimento)
- Jogadores de 11 - 14 anos (fase de desenvolvimento)
- jogadores de 15 a 18 anos (fase junior)
- jogadores de 19 - 23 anos (transição a fase profissional)
Neste espaço na "Quadra BNP Paribas" foi palco das sete principais apresentações do dia, sendo cinco apresentações pela manhã e mais duas no final do dia, e no início da tarde doze apresentações simultâneas acontecendo em quatro salas, "Quadra BNP Paribas", "Salão Wilson", " Salão Cancún", e "Tênis com BNP Paribas".
Abaixo destaco as principais apresentações do primeiro dia da Conferência:
No primeiro dia a conferência foi aberta pelo diretor executivo de desenvolvimento da Federação Internacional de Tênis (ITF), o britânico Dave Miley que atualizou sobre as principais ações e atividades de desenvolvimento da ITF em todos os continentes.
Em seguida foi a vez de uma das principais atrações do evento, o americano Patrick McEnroe que destacou sobre suas principais experiências de sua carreira como jogador profissional, sua experiência como capitão da equipe norte americana da Copa Davis e também como irmão do lendário ex número um do mundo John McEnroe.
De sua apresentação destacaria alguns pontos importantes e muito relevantes para se tornar um grande tenista profissional, compartilhado pelo Patrick como:
" O tenista tem que aprender a ganhar com amor pela partida, amor pela competição, amor pelo jogo e acima de tudo paixão por querer melhorar, porque o tênis é difícil e brutal. Os grandes jogadores se diferenciam simplesmente pela paixão do jogo, da competição e pela pressão."
Neste primeiro dia na sala "Tênis com BNP Paribas", sala que escolhi para assistir as apresentações do especialista em tênis até 10 anos, o português Vitor Cabral que expôs o tema "Como desenvolver um projeto nacional com poucos recursos", na sequência foi a vez do competente treinador e meu amigo Elson Longo, que expôs o tema "Desenvolvimento de golpes para jogadores de 11 a 14 anos". Em seguida o espanhol David Sanz apresentou o tema "Tênis 10s uma fase chave para formar jogadores de alto rendimento: O programa de desenvolvimento da Real Federação Espanhola de Tênis", da qual David é o principal responsável e diretor de desenvolvimento.
De volta ao salão principal "Quadra BNP Paribas", palco das principais atrações, foi a vez da britânica Judy Murray, mãe do tenista profissional Andy Murray.
Judy compartilhou sua filosofia de treinamento e sua experiência como capitã da Fed Cup da Grã-Bretanha
E para fechar o primeiro dia de apresentações da Conferência, foi a vez do norte americano Nick Bollettieri, lendário treinador que foi responsável por treinar mais de dez números um do mundo como André Agassi, Maria Sharapova, Marcelo Rios, Mônica Seles, Vênus e Serena Williams entre outros.
Nick, hoje com 83 anos, demonstrou muita simpatia durante toda a semana, sempre muito receptivo e acessível com os treinadores, e em sua apresentação empolgou os treinadores com sua energia e disposição de um jovem. Ele compartilhou sua filosofia de treinamento tanto dentro como fora das quadras e um resumo de suas principais experiências treinando os maiores tenistas da história.
A noite terminou com o tradicional coquetel de abertura da Conferência, onde Nick Bollettieri e o Dr. Jim Loehr (psicólogo dos maiores tenistas da história) foram homenageados pela ITF com o "Prêmio Jogo". Este prêmio reconhece as suas contribuições aos longos dos anos em prol do tênis e o grande impacto que seus trabalhos tiveram no esporte.
Na sequência estarei postando os principais acontecimentos do segundo e terceiro dia da Conferência.
Mais uma vez agradecendo a FAN (Faculdade de Administração e Negócios) que apoia a Equipe de Treinamento Jorge Delnero em Maceió - AL.
Grande abraço amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário