Jorge Delnero nasceu em Atibaia, estado de São Paulo - Brasil.

Estudou Educação Física na UNG (Universidade de Guarulhos), credênciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), atua como professor de tênis desde 1996.

Lecionou desde então em clubes, academias, hotéis e condôminios de Atibaia e região.

A partir de 2001 começou a promover torneios, clínicas de tênis nacionais e internacionais, encontros de jogadores, encontros de treinadores, cursos, projetos sociais e intercâmbios.

Em 2002 inaugurou a Academia Delnero Tênis.

Durante os últimos 13 anos tem participado de diversos cursos, encontros, intercâmbios, workshops, congressos nacionais e internacionais para treinadores de tênis.

Em 2008 foi convidado para lecionar no Clube "A Hebraica" de São Paulo.

A partir de 2009 assumiu a coordenação do depto. de tênis da Hebraica, se desligando do cargo em janeiro de 2012 para realizar outros projetos.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.

14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.
A 14ª edição da Conferência foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2012 em Santa Cruz de La Sierra - Bolivia. Evento organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sulamericana de Tênis (COSAT) e da Federação Boliviana de Tênis (FBT), e teve como objetivo reunir os melhores profissionais do mundo na área do ensino e da ciência esportiva para apresentar o mais atualizado conteudo relacionado com o treinamento de jogadores de alto rendimento assim como de nível iniciante e recreativo.

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011
Representei o Brasil com um seleto grupo de treinadores na 17ª Conferência Mundial para Treinadores de Tênis realizado entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011 em Marsa Alam - Egito. O evento reuniu os maiores especialistas do ensino, além de grandes nomes do tênis. A Conferencia Mundial é um dos mais importantes eventos de capacitação e atualização que um profissional do ensino do tênis pode participar. Estavam presentes mais de 500 treinadores de mais de 80 paises. O tema do encontro deste ano foi o "Desenvolvimento dos Tenistas de Alto Rendimento ao Longo dos Anos".

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009
De 12 a 23 de Julho de 2009, foi realizado em Israel, a 18º Macabíada Mundial. Durante 12 dias de competições, Israel se transformou na capital do esporte da comunidade judaica, reunindo cerca de 6000 atletas com mais de 60 países participantes. Tive o privilégio de participar do segundo maior evento esportivo do mundo como técnico da equipe brasileira de tênis, que contou com a presença de 16 jogadores. Aproveito para agradecer o diretor Charles Vasserman pelo convite e a confiança para ser o técnico da equipe brasileira.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Relação entre a estatura e o quique das bolas do Tênis 10'

A relação entre a estatura e o quique das bolas utilizadas no Tênis 10' e no programa Play and Stay deve ser vista com muita relevancia para o desenvolvimento e iniciação no tênis.


Um dos aspectos mais importantes das bolas nas distintas etapas do Tênis 10' (vermelha, laranja, verde) é a altura particular do quique de cada uma delas. O gráfico acima mostra a relação existente entre a estatura média das crianças entre 06 e 10 anos e a altura do quique de cada bola.

Inclusive minha opinião quanto a iniciação do tênis para adultos e principalmente para a terceira idade, é que as bolas (vermelha, laranja e verde) devem ser utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem.

As bolas são mais lentas, menos agressivas e mais suaves que a bola amarela oficial, proporcionando mais tempo de reação, desenvolvimento dos controles e conforto na aprendizagem.

O professor não utilizar essa importante "ferramenta" (as bolas) no aprendizado e desenvolvimento é sinal de estar com seu sistema de ensino ultrapassado e naturalmente dificultando o processo de iniciação de seus alunos no tênis. 

Penso também que não basta apenas usar as bolas, mas sim como utiliza-las, portanto cabe ao professor buscar sempre se capacitar e atualizar-se constantemente.

Grande abraço e boas aulas de iniciação!

2 comentários:

  1. Interessante esse conceito mesmo, Jorge, e também muito importante para nós médicos, pois a altura da bola na hora do atleta bater é um dos dados fundamentais que fazem com que os tenistas possam ter precocemente sobrecarga do ombro. Nas idades mais novas (8 a 10 anos) o ombro ainda é uma estrutura cartilaginosa, mais frágil, e se houver muita sobrecarga nessa fase ele pode se desenvolver de forma inadequada. No futuro, isso pode gerar mais lesões. Grande abraço. Doc

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que eu estou compartilhando completamente essa ferramenta pedagógica para a área de iniciação e principalmente para as crianças. Os adultos tem que curtir essas bolas pelo prazer e qualidade do ensino que será desenvolvido através deste esquema. É importante também indicar este recurso pedagógico para um melhor rendimento da biomecânica de atletas avançados. O trabalho lento possibilita as correções e reconstruções de jogadores de competição...e isto até o alto rendimento ! Voltar a praticar o tênis com essa bola possibilita os caminhos para a excelência.
    Forte abraço !

    ResponderExcluir