Jorge Delnero nasceu em Atibaia, estado de São Paulo - Brasil.

Estudou Educação Física na UNG (Universidade de Guarulhos), credênciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), atua como professor de tênis desde 1996.

Lecionou desde então em clubes, academias, hotéis e condôminios de Atibaia e região.

A partir de 2001 começou a promover torneios, clínicas de tênis nacionais e internacionais, encontros de jogadores, encontros de treinadores, cursos, projetos sociais e intercâmbios.

Em 2002 inaugurou a Academia Delnero Tênis.

Durante os últimos 13 anos tem participado de diversos cursos, encontros, intercâmbios, workshops, congressos nacionais e internacionais para treinadores de tênis.

Em 2008 foi convidado para lecionar no Clube "A Hebraica" de São Paulo.

A partir de 2009 assumiu a coordenação do depto. de tênis da Hebraica, se desligando do cargo em janeiro de 2012 para realizar outros projetos.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.

14ª Conferência Sulamericana para Treinadores de Tênis - Bolivia 2012.
A 14ª edição da Conferência foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro de 2012 em Santa Cruz de La Sierra - Bolivia. Evento organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Sulamericana de Tênis (COSAT) e da Federação Boliviana de Tênis (FBT), e teve como objetivo reunir os melhores profissionais do mundo na área do ensino e da ciência esportiva para apresentar o mais atualizado conteudo relacionado com o treinamento de jogadores de alto rendimento assim como de nível iniciante e recreativo.

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011

17ª Conferência Mundial Para Treinadores de Tênis - Egito 2011
Representei o Brasil com um seleto grupo de treinadores na 17ª Conferência Mundial para Treinadores de Tênis realizado entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011 em Marsa Alam - Egito. O evento reuniu os maiores especialistas do ensino, além de grandes nomes do tênis. A Conferencia Mundial é um dos mais importantes eventos de capacitação e atualização que um profissional do ensino do tênis pode participar. Estavam presentes mais de 500 treinadores de mais de 80 paises. O tema do encontro deste ano foi o "Desenvolvimento dos Tenistas de Alto Rendimento ao Longo dos Anos".

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009

Israel - MACABÍADA MUNDIAL 2009
De 12 a 23 de Julho de 2009, foi realizado em Israel, a 18º Macabíada Mundial. Durante 12 dias de competições, Israel se transformou na capital do esporte da comunidade judaica, reunindo cerca de 6000 atletas com mais de 60 países participantes. Tive o privilégio de participar do segundo maior evento esportivo do mundo como técnico da equipe brasileira de tênis, que contou com a presença de 16 jogadores. Aproveito para agradecer o diretor Charles Vasserman pelo convite e a confiança para ser o técnico da equipe brasileira.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE TÊNIS DE MACEIÓ - CLUB JUNIOR

Os professores de tênis de Maceió, tiveram a oportunidade de participar do curso de capacitação e formação referente ao método francês "Club Junior", o programa foi desenvolvido pelos franceses para atender e facilitar o aprendizado das crianças, assim como acelerar, respeitando as individualidades de cada criança, a progressão e a evolução dos jovens atletas na modalidade.

Cartaz - divulgação da sequência de capacitação


Trazido para o Brasil pelo professor francês Laurent Philippe através da empresa Trans-faire, que presta assessoria aos principais centros de tênis na França, incluindo Roland Garros, os cursos foram adaptados a realidade brasileira e vem sendo motivo de grande disputa entre os professores brasileiros, nos quais demonstram enorme interesse em participar das sequencias de cursos oferecidos pela Trans-faire.


Tive a honra e o privilégio de ser convidado pelo amigo e mestre Laurent para compor a equipe da Trans-faire Brasil, atuando como formador e capacitador de professores e neste momento ser o responsável pelos cursos da Trans-Faire nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.


Laurent Philippe e Jorge Delnero


Portanto, residindo atualmente em Maceió, naturalmente me senti no compromisso de promover e repassar aos meus amigos professores alagoanos os conceitos do bem sucedido programa que alavancou o tênis francês, sugerindo iniciarmos com o programa Club Junior, tendo como tema específico o "Iniciar e Formar Jovens Tenistas dos 7 aos 10 anos", e a aceitação foi muito positiva.


A sequência indicada "Iniciar e Formar Jovens Tenistas dos 7 aos 10 anos" é composta por 4 módulos e abaixo exponho o que é tratado e desenvolvido em cada um dos módulos.


O módulo 1:

Aconteceu entre os dias 6 e 7 de setembro de 2014 na Academia Biotenis, que ofereceu toda a estrutura necessária para o bom andamento do curso.

No módulo 1 são abordados temas muito importantes relacionados com o atendimento pedagógico, assim como as justificativas do programa Club Junior, as estações pedagógicas e bem como organizar, utilizar e adaptar as estações pedagógicas as suas realidades dentro do seu clube ou academia.

Uma característica importante nos cursos do "Club Junior" é a presença dos nossos "cobaias", são as crianças convidadas a participar das atividades que serão desenvolvidas pelos professores em capacitação. Desta forma, aproximamos o cenário do curso, um pouco mais a realidade do dia a dia dos professores.

A professora Silvana Ribas organizando a atividade com as crianças 


O experiente professor Euzébio Tomaz fazendo o balanço final 
de sua atividade com as crianças


O formador Jorge Delnero realizando os feedbacks das atividades


Conclusão do módulo 1 Club Junior



Os módulo 2 e 3:

O módulo 2 aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro e o módulo 3 entre os dias 7 e 9 de novembro de 2015, sempre nas dependências da Biotenis.

Nestes dois módulos são tratados temas relacionados ao fazer progredir as crianças durante as aulas, dominando os conceitos de maneira precisa as escolhas que o professor deve priorizar no processo da aprendizagem.

As técnicas de observação nos alunos iniciantes e os critérios da técnica e tática a ensinar para as crianças de 7 a 10 anos, são vistas e apresentadas neste módulo, oferecendo uma formação completa para os professores. 

Posso compartilhar com todos que esses 2 módulos simplesmente bombaram, os professores já adaptados com as dinâmicas se soltaram e a criatividade aflorou, refletindo diretamente em suas atuações com as nossas queridas "cobaias", que puderam se divertir, aprender e evoluir nas diversas atividades oferecidas pelos professores.

Uma pausa para a foto com os professores e as crianças "cobaias"


O capacitador Jorge Delnero esclarecendo dúvidas referentes aos 
critérios técnicos para os professores


Professor Luciano Mangabeira fazendo sua apresentação bombar despertando toda 
energia nas crianças, sob os olhares atentos dos demais professores


No módulo 3 que foi realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, foi apresentado e trabalhado entre os professores temas como o procedimento da aprendizagem motora para fazer os alunos progredirem e os tipos de exercícios a praticar respeitando a aprendizagem motora.

Apresentamos o triângulo pedagógico e os tipos de exercícios que vão de fato, mudar o comportamento dos alunos.

As crianças vivenciando os exercícios enquanto os professores exercitam as observações


O capacitador Jorge Delnero preenchendo os certificados, enquanto em grupos, os professores respondem o famoso Quizz


Os professores Adair Cantuária, Luciano Mangabeira e Silvana Ribas, concentrados e trocando informações para responder o Quizz


O módulo 4: 

Esse módulo estava programado para dezembro, mas em função dos compromissos profissionais e pessoais dos professores referente ao fim de ano, acordamos de realizar entre os dias 20 e 21 de fevereiro com a presença do professor francês Laurent Philippe, que ministrou o último módulo dessa sequencia de capacitação.

Laurent apresentou os conteúdos referentes do fazer os alunos progredirem durante um ciclo de aprendizagem, ou seja, desenvolver todos os conteúdos dentro de uma periodização. Elaborar o planejamento específico para a formação das crianças dos 7 aos 10 anos (método e treinamento).


O capacitador francês Laurent, apresentando os conteúdos em sala


Momentos do módulo 4 com o professor Laurent


Finalizando o "rico" módulo 4 com a entrega dos certificados 


Quero parabenizar aos professores alagoanos pela iniciativa e o desejo de se dedicarem de maneira ativa e muito comprometida nos 4 módulos, vocês estão de parabéns!

Agora é continuar buscando conhecimentos, e o mais importante na minha opinião...experimentar, implantar e vivenciar os conteúdos do programa francês Club Junior.

De minha parte, agradeço aos professores pela participação, pelo clima de respeito e interesse em aprender por parte de todos...

Agradeço também ao mestre Laurent e a Trans-Faire-Brasil por me confiar esse trabalho tão importante e de uma responsabilidade enorme para estar como formador e capacitador da Trans-Faire Brasil,

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário